Consumidor Activista
Hugo RomanoExistem três tipos de consumidores: conectados, desconectados e activistas.
Os consumidores conectados, informam-se sobre os produtos que pretendem comprar, procuram as melhores ofertas e, em alguns casos, fazem uma análise de custo-benefício, e qualidade, do produto que pretendem adquirir. Estes muitas vezes preocupam-se com a origem do produto, se é sustentável, se é produzido de forma ética, se é produzido por uma empresa que respeita os direitos humanos, que respeita o ambiente.
Já os consumidores desconectados, resumem-se a comprar o produto que lhes é mais conveniente, sem se preocuparem com mais nada.
Por fim, existem os consumidores activistas, que são também consumidores conectados, mas desejam ir mais além, alterando comportamentos e práticas empresariais, para que as empresas se tornem mais sustentáveis, mais éticas, mais responsáveis, mais inclusivas, mais justas, mais transparentes, mais humanas.
Vivemos num mercado globalizado e livre, que muitas empresas exploram para maximizar os seus lucros, e muitas vezes, para o fazerem, não respeitam os direitos humanos, não respeitam o ambiente, e não respeitam as agendas de sustentabilidade e sociais.
Daí a importância de sermos consumidores activistas, para termos a capacidade de melhorar a nossa sociedade, e o mundo em que vivemos. Para isso, é importante que sejamos informados, e que saibamos o que está a acontecer no mundo,e o que está a acontecer no mercado em que vivemos.
Até podemos chegar ao limite de boicotarmos produtos e empresas, por forma a mudarem as suas práticas.
Alguns exemplos de activismo de consumidores: redução de consumo energético face à política de preço e não uso de energias renováveis; boicotar empresas com papeis activos e passivos em corrupção; consumir produtos de empresas com boas práticas ambientais; não consumir de empresas detidas por cleptocratas.