Nordestream 1 e 2, c'est fini!
Hugo RomanoNordstream 1 e 2, os pipelines de gás russo para a Europa, acabaram.
Pelo menos, duas detonações de explosivos, no mar, perto da costa da Dinamarca, provocaram a explosão de um dos dois gasodutos que transportam gás russo para a Europa.
Desde o inicio do ano, a Alemanha, principal consumidor de gás russo, tem vindo a reduzir a sua dependência do gás russo, e durante meses serviu de moeda de troca para a Rússia, que ameaçou cortar o fornecimento de gás à Europa, caso a Alemanha não comprasse gás russo.
Agora com a inutilização dos gasodutos, passou a ser um não assunto. Procuram-se os culpados por esta situação, mas é tudo irrelevante. É carta fora do baralho.
A invasão da Ucrânia pela Russia em Fevereiro de 2022, foi planeada durante vários anos, daí que as explosões ocorridas no mar, não tenham sido um acidente, mas sim um ataque planeado com muito tempo de antecedência.
Aos investigadores, resta agora, observar anos de imagens satélite, analisar meses de hidroacústica, e tentar perceber quem foram os responsáveis por este ataques.
A Alemanha pôs-se a jeito, e nunca planeou uma estratégia de segurança energética, que não passasse pela dependência do gás russo. Agora terá que procurar outras fontes de energia, em especial, renováveis.
Quanto aos Nordstream 1 e 2?
C’est fini.